Unimog (do alemão "UNIversal-MOtor-Gerät")
é a designação de uma série de caminhões off-road
produzida pela Mercedes Bens.
Devido às suas capacidades off-road, pode ser
usado em florestas, montanhas e desertos como veículo militar, de
bombeiros, expedições, e até mesmo em competições de caminhões
como o Rally Dakar. Na Europa são usados como limpa neves,
para o transporte de equipamentos municipais, agrícolas, de
construção civil e como veículos rodo-ferroviário.
O Unimog foi criado depois da Segunda guerra mundial, como um veículo para ser utilizado na
agricultura, como se fosse um trator mas não como um tradicional(
parece que eu já vi este filme antes com um pequeno veiculo que saiu
da segunda guerra o jeep)
Uma herança deste passado agrícola, era a
largura original entre rodados de 1,20 m, que correspondia à
distância entre duas filas de batatas plantadas.
O primeiro prototipo do UNIMOG apareceu em janeiro
de 1946 e vinha equipado com um motor a gasolina, pois o
desenvolvimento de um motor diesel não desenvolvido para um veiculo
deste porte
O UNIMOG foi produzido inicialmente por uma
empresa chamada Boehringer a Mercedes Bens
só começou a fabricá-lo apos 1951 por causa do embargo imposto
pelos Aliados a Mercedes era proibida de fabricar veículos fora de
estrada ai sim ele recebeu a famosa estrela de 3 pontas.
Dada a sua versatilidade, e capacidade de
circulação em todos os tipos de terreno, rapidamente a Unimog
foi adotado pelas forças armadas de vários países.
Na minha opinião e o melhor veiculo para o fora de estrada que existe. A suspençao usa molas helicoidais tem um excelente curso,os seus eixos usam o sistema portar e já vem com bloqueio de diferencial na caixa de satélites acionado mecanicamente ,caixa de transferência com uma super redução ele tem varias entradas para PTO pode ter um simples guincho mecânico ate um sistema de Muck para movimentar cargas.
Acima acoplamento do bloqueio entre caixa de satelites e semi eixo
Imagens do chassi simples muito simples como um verdadeiro veiculo fora de estrada tem que ser .
Nem os mais caros e modernos "jeeps" fabricados hoje em dia conseguem fazer o que ele faz.
Acima uns dos itens que fazem o UNIMOG ser unico os eixos portal.Esse tipo de eixo aumenta a altura do diferencial .
showwww
ResponderExcluirExcelente! !
ResponderExcluir