sábado, 16 de novembro de 2013

HISTORIA DO LADA NIVA.


            Este veiculo acima é o pai do niva nos anos 70 é o protótipo que foi desenvolvido na fabrica russa AvtoVAZ (em russo: АвтоВАЗ ) que  anteriormente era conhecido como VAZ : Volzhsky Avtomobilny Zavod ( ВАЗ , Волжский автомобильный завод ), mas   para o mundo como Lada . A empresa foi criada no final dos anos 1960 , em colaboração com a Fiat . O atual nome da empresa contém o pleonasmo semântico " AvtoVAZ " , que significa " Avtomobilniy Volzhsky Avtomobilny Zavod " ( " Automobile Volga Automobile Plant " ) .  AvtoVAZ é a maior empresa do Leste Europeu e da indústria automotiva russa.

             A fábrica LADA é uma das maiores do mundo, com mais de 90 milhas ( 140 km) de linhas de produção , e produz todas as peças usadas por ela nas linhas de produção.
            O niva ou UAZ2121 a principio nasceu com cara de jeep utilitário mas a fabrica queria um veiculo que pudesse ser usado em qualquer lugar o mais barato possível e levasse a família toda com um mínimo conforto  então foi criado o NIVA como todos nos conhecemos.
                Testes e mais testes foram realizados para mostrar que ele era um carro diferente como mostra este video antigo encontrado no youtube.Reparem nas lanternas do primeiro modelo ,muito legal.

                             
                Pronto agora o povo teria um veiculo offroad com designer de carro urbano (não com aquela cara de carro de combate que normalmente um jeep tem)  barato ,milhares foram vendidos na russia e exportados praticamente para o mundo todo inclusive para o BRASIL, muito confiável preparado para enfrentar o mais terrível frio da sibéria e o mais escaldante  calor do deserto.O seu conjunto motriz com  diferencial central é um sistema muito avançado só os land rovers usavam sistema de tração integral na época.

              Nota curiosa:  Um especialista europeu disse que o sistema de tração permanente nas quatro rodas do Niva , era tal a perfeição e delicadeza , que, se você levar em conta o seu valor, separado do resto do veículo , isso equivaleria a mais de 60% do valor total do veículo.


                 Eu ando de jeep praticamente todos os dias e sei que a diferença e muito grande o niva não deixa vc cansado é um offroad baixo não precisa ficar esticando o corpo para poder entrar nele e a ergonomia é muito boa e mais importante ao passar pelos buracos vc não sente aquelas pancadas secas o sistema de suspensão e muito macio para um jeep  e vc pode viajar por muito tempo sem se cansar.
                                                                                                                                                   Infelizmente estamos num pais muito atrasado ,as melhores coisas do mundo não estão ao nosso alcance, aqui o dono de um niva se sujeita a todo o tipo de adaptações para que o seu niva continue andando, falta tudo desde uma simples maçaneta de porta até uma peça de lataria e quando tem a peça o vendedor quer ganhar o lucro do mês inteiro "A é um carro importado então o dono que pague por isso. Portanto já vi e continuo a ver muitos donos de niva vendem o seu porque não encontra peças ou quando acha tem vender os olhos para pagar. Na Europa vc encontra sites e mais sites só de peças e os brasileiros também podem assessar esses sites e ver o real valor das peças mesmo com imposto e muito barato.
                       
            VARAÇÕES: na russia o niva só não é usado para carregar concreto com uma betoneira mas o restante ele leva.
                        









                               ABERRAÇÕES:

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário